quinta-feira, 5 de março de 2015

SATHYA SAI BABA - 020.03.04/03/2015



02.03.2015
Um pedaço de mysore pak (uma iguaria indiana feita de farinha de grão de bico) tem doçura, peso e forma; os três não podem ser separados um do outro. Cada pequena parte dele tem todos esses três aspectos. Quando é colocada na boca, o sabor é reconhecido, o peso é reduzido e a forma é modificada - todos ao mesmo tempo. Assim também, a alma individual (jiva), o Atma, e o Senhor Supremo (Parameswara) não estão separados; eles são um e o mesmo. "Eu sou o adorador. O mundo é a oferta. Deus é o mestre que é adorado." Mantenha elevada essa visão diante dos olhos da mente todos os dias e conduza sua vida de acordo. Então, sua vida será um serviço incessante ao Senhor. Ao longo do tempo, a sensação de eu e você logo desaparecerá; todos os vestígios de ego serão destruídos. A vida, então, transmuta-se em uma verdadeira devoção ao Senhor (Hariparayana).


03.03.2015
Um palito de fósforo produz fogo. Onde está o fogo? No palito ou na caixa de fósforos? O fogo é latente em ambos e se inflama quando o palito e a caixa entram em contato. Da mesma forma, o esplendor latente no coração e na mente surge como Divindade quando o coração e a mente agem em uníssono. Assim como o mesmo fogo está latente na caixa de fósforos e no palito, o esplendor contido na mente e no coração são o mesmo. Se o palito de fósforo é mergulhado em água, nenhum fogo emana dele, pois o palito perde sua capacidade de queimar. Da mesma forma, a mente humana submersa em desejos materialistas perde a capacidade de irradiar o esplendor do Atma Divino. Quando o palito de fósforo é seco ao sol, ele recupera sua capacidade original. Da mesma forma, a mente humana, rica em prazeres sensuais, recupera sua potência original e irradia esplendor divino quando é seca ao sol do desapego (Vairagya).


04.03.2015
As pessoas podem ter realizado uma variedade de ritos védicos e sacrifícios; podem até interpretar o conteúdo dos Vedas e das escrituras; podem ser dotados de prosperidade, vasta riqueza e montes de grãos. Mas, sem caráter moral, elas não podem ganhar um lugar no Reino de Deus. Virtudes são os meios mais eficazes para a purificação da consciência interior, pois elas incitam a pessoa a descobrir o que fazer e como fazer. Somente aqueles que têm se esforçado por merecer um bom destino podem reivindicar o mérito do discernimento. A adesão às virtudes e ao discernimento é a balsa que o levará através do oceano de vicissitude e medo (bhava sagara). A pessoa com virtudes é automaticamente outorgada com um lugar no Reino dos Libertos. Seja qual for a atividade restante com a qual a pessoa virtuosa ainda esteja envolvida, o impacto dessa atividade não o afetará. Ela se fundirá em Brahman, a personificação da Bem-aventurança Suprema.

Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Canal Youtube: Sai Love



Nenhum comentário:

Postar um comentário