domingo, 5 de julho de 2015
SATHYA SAI BABA - 01.07 A 05.07.2015
01.07.2015
O aspirante espiritual deve observar a distinção entre a conduta da pessoa comum (sahaja) e a do aspirante espiritual. Arroz em seu estado natural e arroz cozido - podem estes dois serem o mesmo? A dureza do arroz natural está ausente no cozido. O grão cozido é suave, inofensivo e doce. O grão cru é duro, vaidoso e cheio de ilusão. Da mesma forma, os dois tipos de indivíduos são almas (jivis) e seres humanos, sem dúvida, mas aqueles imersos em ilusões externas ou baseadas em multiplicidade (avidya-maya) são "pessoas", enquanto aqueles imersos em ilusões internas ou baseadas no conhecimento (vidya-maya) são "aspirantes espirituais". Embora o Senhor esteja situado em todo coração, a prática espiritual é necessária para que eles possam descobrir por si mesmos, certo? Não é possível ver nosso próprio rosto! Precisamos de um espelho! Igualmente, um caminho básico, uma prática espiritual, é necessária. (Prema Vahini, capítulo 59)
02.07.2015
Você vem a Puttaparthi para fortalecer seu relacionamento com o Divino. Persista nisso com firmeza. Coloque em prática pelo menos uma coisa que se aprende aqui. Não basta cantar os nomes de Deus. Ele deve ser instalado no coração. Torne sua consciência seu guia e preceptor. Isso promoverá a verdadeira devoção. Toda parafernália externa não o ajudará. Há quatro lemas que todos os devotos devem seguir: (1) Evitar as más companhias (2) Acolher a associação com pessoas boas (3) Lembrar-se sempre do transitório e do permanente, e (4) Incessantemente envolver-se em atos meritórios. É pelo acima exposto que você se torna bom. Lembre-se, a essência de todas as escrituras é: "Ajudar sempre; ferir jamais." Se as regras básicas acima forem seguidas, todos os países serão felizes e pacíficos. Como a Índia, cada país é uma parte da mansão do planeta Terra. Quando tivermos essa visão ampla, a humanidade será uma em espírito. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1997)
03.07.2015
Neste mundo, não há penitência superior à fortaleza de espírito, felicidade maior que o contentamento, boa ação mais santa que a misericórdia, e arma mais eficaz que a paciência. Os devotos devem considerar o corpo como o campo e as boas ações como sementes. Então, com a ajuda do coração como o agricultor, cultive o nome do Senhor para fazer a colheita - o próprio Senhor. Como o creme no leite e o fogo no combustível, o Senhor está em tudo. Tenha completa fé nisso. Como é o leite, assim é o creme; assim também, como é a disciplina espiritual, assim é a experiência direta (Sakshatkara) do Senhor! Como consequência de dedicar-se ao nome do Senhor, quatro frutos distintos serão experimentados por buscadores sinceros. São eles: companhia do nobre, verdade, contentamento e controle dos sentidos. Por qualquer uma dessas portas se entra, se a pessoa é um chefe de família, um recluso, ou um membro de qualquer outra classe, pode-se chegar ao Senhor, sem falhar. Isso é certo. (Prema Vahini, capítulo 60)
02.07.2015
Eu quero que você exerça controle sobre cinco coisas vitais na vida. (1) "Não desperdice dinheiro." Perceba que o mau uso de dinheiro é imoral. Se você deseja manter uma foto de Bhagavan, tenha apenas uma. Por que desperdiçar seu dinheiro na compra de muitas? (2) "Não desperdice comida." Perceba que "Alimento é Deus." (3) "Não perca tempo." Tempo é Deus. Tempo desperdiçado é vida desperdiçada. (4) "Não desperdice energia." Entenda que quando você vê, fala, ouve, age ou pensa, energia é gasta. Em todas essas atividades, não desperdice suas energias desnecessariamente. (5) "Não se esqueça de Deus", a qualquer momento, no que quer que você possa estar fazendo. Deus está presente onde quer que vá. Ele está com você, ao seu lado e em torno de você, sempre. Assim, não há necessidade de ir a algum templo para orar a Deus. O seu coração é Seu templo. Transforme sua visão interior e compreenda o Princípio do Atma. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1997)
01.07.2015
As pessoas anseiam por felicidade mundana; esse desejo, por si só, é a doença, e os sofrimentos são somente os remédios que tomamos. Em meio a estes, raramente alguém acolhe o desejo de alcançar o Senhor. No entanto, é necessário analisar e discernir, pois o espírito de renúncia nasce de tal análise. Sem investigação, o desapego não pode ser alcançado. Avareza é o comportamento de um cão; ele deve ser transformado. A raiva é o primeiro inimigo de um aspirante espiritual. Inverdade é ainda pior - ela destrói todos os poderes vitais. Roubo arruína a vida; ele torna a inestimável vida humana mais barata que comida estragada. Alimentação moderada, sono moderado, amor altruísta, e força moral ajudarão na manutenção da saúde do seu corpo e da mente. Seja você quem for, seja qual for a sua condição, não dê espaço ao desânimo! Seja destemido e lembre-se do Senhor com fé inabalável e sem qualquer motivo oculto, todo o sofrimento e tristeza desaparecerão. (Prema Vahini, capítulo 61)
Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Youtube: Sai Love
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário