quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ILUMINANDO-NOS NA PIA DA COZINHA

ILUMINANDO-NOS NA PIA DA COZINHA
5 de Novembro 2013 a 5 de Março de 2014: Vênus em Capricórnio
Sarah Varcas


Hoje Vênus entra em Capricórnio, onde permanecerá quatro meses devido a uma fase retrógrada em dezembro/janeiro. No último signo de Terra, Vênus nos incentiva a encontrar prazer e conforto nas próprias situações da vida cotidiana, não procurando fugir delas em busca de experiências mais sutis em algum outro lugar.

Ela nos revela a satisfação de uma vida bem vivida, com integridade, consciência e comprometimento. E nos indica a necessidade de nos concentrarmos no que temos e fazermos disso a coisa mais bonita e grandiosa que pudermos, não procurando a vida perfeita em outro lugar que apenas destaque as “falhas” da vida que temos hoje.

Ao entrar no signo da cabra montês, seu sextil com Netuno nos lembra que as experiências mais espirituais e profundas estão disponíveis para nós na intimidade da vida cotidiana, tanto quanto – senão mais – nos reinos angélicos de paz e luz. Pois, embora possamos optar por visitá-los para nos “reabastecermos”, se o combustível não nos sustentar nas turbulências do mundo em geral, estaremos eternamente buscando fugir da própria existência na qual nascemos.

Vênus nos lembra que nada carece de propósito.
Até mesmo a mais trivial das tarefas pode ser aquela na qual despertaremos.

Como diz o ditado Zen: “Antes da iluminação, corte lenha e carregue água. Depois da iluminação, corte lenha e carregue água.”

Se considerarmos as condições da nossa vida diária como não suficientemente “espirituais”, negaremos a nós mesmos a experiência direta da verdade, que grande parte dos momentos em que estamos acordados nos oferece.

Nós nos separamos dela e, portanto, da nossa própria essência, acreditando que se encontre em algum outro lugar, enquanto nos arrastamos pelo nosso dia, a espera do raro instante em que poderemos vislumbrar outra possibilidade, que nos parece tão longe do nosso alcance.

Esta não é uma Vênus “insensata”, e estará conosco por um bom tempo agora. Ela tem pouco tempo para fantasia ou imaginações; lida com as realidades da vida cotidiana e encontra seu prazer lá: num trabalho bem feito, num compromisso cumprido, na disposição de enfrentar aborrecimentos em vez de contorná-los.

Seu conforto vem na forma de um conhecimento silencioso de que vivemos nosso dia com integridade, mantivemos nossos pés no chão, independentemente dos desafios que surgiram.

Hoje ela nos estende um convite para nos unirmos a ela nas turbulências do reino humano; para arregaçarmos nossas mangas, sujarmos nossas mãos e nos comprometermos com este momento, aqui e agora, com o coração aberto ao fato de que o lugar onde despertamos é este aqui e não um reino distante.

Aqui, no presente, vocês e eu, despertando com nossas mãos na pia da cozinha.
É isto que deixa esta Vênus em particular realmente muito feliz agora!

Com amor,

Sarah Varcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário