segunda-feira, 22 de junho de 2015

SATHYA SAI BABA - 18 A 22.06.2015


18.06.2015


Na devoção do tipo macaco jovem, o filho deve confiar em sua própria força para se proteger - onde quer que sua mãe pule, a criança deve agarrar-se à barriga de sua mãe e segurar-se, mesmo se forem forçados a se separarem! Do mesmo modo, o devoto deve suportar os testes do Senhor e manter-se fiel ao Seu Nome em todas as condições, incansavelmente, sem o menor traço de antipatia ou aversão, suportando a crítica e a ridicularização do mundo e conquistando os sentimentos de vergonha e derrota. Um exemplo clássico desse tipo de devoção é Prahlada. No segundo caminho, assim como o gatinho simplesmente deposita todos os seus fardos sobre a mãe, igualmente, o devoto confia completamente no Senhor e se rende a Ele. A gata segura o gatinho em sua boca e transporta-o com segurança, até mesmo através de passagens muito estreitas. Lakshmana é o exemplo deste caminho. Estes dois são, por vezes, tratados como a devoção com esforço (bhakti) e a auto-entrega (prapatti). O primeiro é o caminho difícil, enquanto que o último é o caminho simples ou seguro. (Prema Vahini, capítulo 51)


19.06.2015

Deus é todo-penetrante (Sarvavyapi). Ele ama Seus devotos (Bhakta-Vatsala). Torne seu coração o Assento do Senhor. Solo que tem veios de mica é valioso, mas o que tem veios de ouro é ainda mais precioso. O solo é avaliado de acordo com a preciosidade do metal em seu seio. Igualmente, os corações são avaliados pelo seu conteúdo. Mantenha Deus em seu coração; então ele se tornará um bem precioso. Se Deus for implantado no coração, você verá somente Deus em todos os lugares. Pois, Sarvam Brahmamayam (Tudo é Divino) é um fato. Decida, neste dia, ter unicamente atos virtuosos, bons pensamentos e boa companhia. Deixe sua mente apoiar-se em pensamentos enlevantes. Não perca um único momento de seu tempo de vigília em ostentação ou fofocas ou recreações humilhantes. Enquanto a vida persiste, faça coisas boas, fale suave e docemente, sem ferir ou insultar os outros, sirva aos necessitados e mantenha a imagem de Deus sempre diante do olho da mente. (Divino Discurso, 14 de janeiro de 1964) - See more at: http://sementesdasestrelas.blogspot.com.br/2015/06/sathya-sai-baba-pensamento-do-dia_19.html#sthash.G0NtL18b.dpuf


20.06.2015

Deho Devalaya - O corpo é o templo do Senhor. Você anda por aí em sua jornada diária com um templo onde Deus está presente em seu santuário mais íntimo. O corpo não é uma massa de carne e osso. É um ambiente de vibrações sagradas (mantras) que o protege quando se medita sobre eles. O corpo é um instrumento sagrado obtido após longas eras de esforço. É equipado com razão e emoção, e é capaz de ser usado para a libertação do sofrimento e do mal. Honre-o como tal; mantenha-o em boas condições para que ele possa servir a esse propósito elevado. Preserve-o ainda mais cuidadosamente que as casas de tijolo e argamassa em que vive, e sempre preserve a convicção de que é um instrumento divino e nada mais. Use-o para esse propósito puro para o qual foi projetado e lhe foi presenteado. (Discurso Divino, 03 de fevereiro de 1964) 


21.06.2015

Se uma pessoa está doente ou se sua mente está imersa em outra coisa, o sabor dos alimentos não pode ser compreendido. Igualmente, se o coração está cheio de ignorância (tamas) ou é desobediente, nenhuma alegria pode ser vivenciada mesmo se a pessoa estiver engajada na lembrança do Senhor, cantos devocionais, recitação do Nome ou meditação. A língua será doce enquanto houver açúcar sobre ela. Da mesma forma, se a coluna de luz chamada devoção continua a queimar no salão do coração, não haverá escuridão. Uma coisa amarga na língua faz com que toda a língua fique amarga. Da mesma forma, quando ganância e raiva entram no coração, o brilho desaparece, a escuridão domina a cena, e a pessoa se torna alvo de incontáveis sofrimentos e perdas. Portanto, aqueles que aspiram alcançar a santa presença do Senhor devem adquirir certos hábitos, disciplinas e qualidades. As formas habituais de vida não levarão a Deus. Elas devem ser um tanto modificadas pela disciplina espiritual. (Divino Discurso, 03 de fevereiro de 1964)


22.06.20152

Assim como o corpo é a casa em que vive, o mundo é o corpo de Deus. Uma formiga que morde o dedo mínimo do seu pé é capaz de lhe chamar a atenção para o local, e você reage à dor, esforçando-se para remover o pequeno inimigo. Você deve sentir semelhante dor, miséria, ou alegria ou euforia, onde quer que isso se evidencie em toda nação; você deve se esforçar para proteger a nação do inimigo, por mais remoto que possa ser o lugar onde o inimigo se mostre. Seja gentil com todos os seus parentes. Expanda as suas simpatias, sirva os outros que estão em necessidade de acordo com sua habilidade e recursos. Não desperdice seus talentos em caminhos inúteis. O respeito pelos pais, que lhe iniciaram na vida e lhe trouxeram a este mundo, que lhe permitiram reunir um vasto e variado tesouro de experiência, é a primeira lição que o Dharma ensina. A gratidão é a fonte que alimenta esse respeito. (Discurso Divino, 03 de fevereiro de 1964)




Fonte: http://www.sathyasai.org.br/


Youtube: Sai Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário