domingo, 21 de junho de 2015

SATHYA SAI BABA - DE 13 A 17.06.2015


13.06.2015  

Se você usa óculos azuis, você vê apenas azul, mesmo que a natureza seja esplêndida, com muitas cores. Se o mundo parece-lhe tão cheio de diferenças, isso é devido às falhas dentro de você. Se tudo parece como o amor único, isso também é apenas o seu amor. O sentimento interior é a principal causa. Quando você tem defeitos internamente, o mundo aparece com defeito. Quando não se tem conhecimento da existência de culpa em si mesmo, nenhuma falha pode ser encontrada, nem mesmo pelas pesquisas, pois você não sabe quais são as falhas. Agora, a questão pode ser levantada se o próprio Senhor possui falhas, pois Ele também procura por falhas. Não, o Senhor busca somente a bondade. Ele não considerará riqueza, família, casta, status ou sexo. Ele só vê a retidão (sadbhava). Ele considera aqueles dotados de tal retidão como merecedores de Sua graça, quem quer que sejam, o que quer que sejam. Portanto, desenvolva bondade. Viva e aja com alegria e amor. Estes dois são suficientes; com eles, a salvação pode ser alcançada sem falhar. (Prema Vahini, capítulo 47)

14.06.2015

Aqueles que se dedicam ao Senhor estão cheios de amor; sempre apoiam a retidão (dharma); falam a verdade; seus corações se derretem pela misericórdia; eles são desprovidos de erro; evitam o pecado; sua natureza é bem-fundamentada; eles renunciarão a tudo de bom grado; comem com moderação; estão empenhados em fazer o bem aos outros; não têm egoísmo; não estão preocupados com dúvidas. Eles não dão ouvidos à bajulação, mas estão ansiosos por ouvir o louvor da boa natureza dos outros. Eles têm um caráter belo, forte, e santo. Aspirantes espirituais verdadeiros se esforçarão para adquirir as qualidades acima e para possuírem um bom caráter. Qualquer pessoa que esteja envolvida na repetição do Nome (japa), em penitência (tapas) e em votos sagrados (vrata), qualquer pessoa que tenha autocontrole (samyama) e disciplina (niyama), que tenha fé, paciência, camaradagem, bondade e alegria, assim como amor puro (prema) pelo Senhor - tal pessoa é muito querida a Mim. (Prema Vahini, capítulo 48)

15.06.2015

O egoísmo é a ilusão mais perigosa que deve ser explodida e destruída. Mesmo Arjuna teve egoísmo! Um dia, depois da batalha, quando Krishna trouxe a carruagem de volta ao acampamento, ele quis que, como todos os cocheiros, Krishna descesse primeiro! O Mestre deve descer mais tarde, após o cocheiro abrir a porta para ele, não é? Krishna recusou e insistiu que Arjuna descesse antes Dele próprio. Por fim, Krishna venceu. Arjuna desceu e, em seguida, assim que Krishna deixou seu assento e tocou o solo, o carro pegou fogo! Se Krishna tivesse apenas descido primeiro! O fato é que as várias flechas de fogo que tinham o poder de queimar o carro tinham atingido o alvo, mas, devido à presença de Krishna, seus poderes não podiam se manifestar. Vendo isso, Arjuna foi humilhado; seu egoísmo recebeu um choque rude. Ele percebeu que toda ação do Senhor estava repleta de significado. (Divino Discurso, 14 de janeiro de 1964)

16.06.2015

Explicando as características de um devoto, Rama disse a Narada: "Quem com discernimento e renúncia (viveka e vairagya), e com humildade e sabedoria (vinaya e vijnana), é consciente do conhecimento da realidade, quem está sempre imerso na contemplação do Meu jogo (Leela), quem apoia-se em Meu nome, em todos os momentos e em todas as condições, e quem derrama lágrimas de amor sempre que o Nome do Senhor é ouvido de qualquer lábio - estes são os Meus devotos genuínos." Quando a criança torna-se um adulto, a mãe não prestará tanta atenção a sua segurança. O Senhor não presta muita atenção ao sábio (jnani). Para o jnani, sua própria força é suficiente. Portanto, até que se possa contar com sua própria força, é preciso ser uma criança nas mãos do Senhor, como um devoto da forma, certo? Ninguém pode tornar-se um devoto do Supremo Sem-Forma (Nirguna bhakta) sem ter sido um devoto da forma (Saguna bhakta). (Prema Vahini, capítulo 48)

17.06.2015

O Senhor Krishna encarnou para destruir o mal em um punhado de indivíduos. Mas, agora, as más qualidades não são identificáveis em um pequeno grupo de pessoas. Elas estão difundidas em toda parte. O escorpião tem veneno somente em sua cauda, a cobra apenas em suas presas; mas as pessoas têm veneno em todas as suas partes! Elas o têm em seus olhos, língua, mente, inteligência, comportamento, cérebro - em praticamente qualquer lugar. Você pode perguntar: "Oh! Quando é que este veneno será neutralizado e destruído?" Quando o Senhor entrar em seu coração, este será precisamente o objetivo que Ele atingirá. Ofereça ao Senhor a "flor de seu coração" (Hrudaya Pushpam), após limpá-lo completamente da sujeira e das pragas (desejo, raiva, inveja, dúvida, etc.) que o infestam. Sem esforço, pode haver vitória em qualquer campo? Você pode se tornar um alto funcionário sem as qualificações adequadas de erudição, talento, experiência e sabedoria? Então, persevere e tenha sucesso! (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1964) 



Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Youtube: Sai Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário